Pular para o conteúdo principal

Significado das placas de trânsito

Significado das placas de trânsito.


As placas de trânsito seguem uma convenção mundial, então se você aprender o significado delas porque está se preparando para as provas do DETRAN, você automaticamente estará sabendo o que elas significam nos mais diversos países do mundo.

Muitas delas são auto-explicativas, com ícones muito simples, pois o motorista precisa bater o olho nessa placa e automaticamente saber o que ela significa - ou seja, ele não pode ter que movimentar a cabeça e ficar pensando no seu significado, pois isso iria causar uma distração significativa e até um possível acidente.  Então elas seguem um padrão de formato, cor e iconografia.


Os tipos de placas de trânsito:

Existem 3 tipos básicos de placas de trânsito:   Placas de Regulamentação, Placas de Indicação e Placas de Advertência.  Um detalhe importante e que vale para todas as placas: A indicação, regulamentação ou advertência, ou seja, o conteúdo em sí da placa vale a partir da placa - então por exemplo se você avistar uma placa de regulamentação indicando velocidade permitida 80Km/h, significa que essa permissão será válida a partir da própria placa pra frente.

  • Placas de regulamentação - Violação de qualquer uma delas significa multa.

São as placas que usam as cores branco, vermelho e preto, e elas significam uma obrigação (você deve obrigatoriamente fazer o que a placa indica), podem significar também uma proibição ou uma limitação (você não pode fazer algo).

Na sua grande maioria, elas são circulares (tem 2 exceções), com o fundo branco, e a borda em vermelho.  Se tiver uma tarja, significa proibição.

Violar uma destas placas, ou seja: fazer algo que ela está proibindo, ou deixar de fazer algo que ela está regulamentando significa uma multa que está prevista no Código de trânsito Brasileiro, como por Exemplo: se a placa estiver regulamentando 80Km por hora, qualquer velocidade acima disso significará uma multa por excesso de velocidade. 

Outro exemplo: se a placa indica proibido virar à esquerda, uma conversão nesse lado resultará em multa.  Detalhe importante: as placas que significam regulamentação, são as únicas placas passiveis de multa.


Placa de regulamentação de trânsito - Significando proibição
Placa de Regulamentação - Proibição

Placa de regulamentação de trânsito - Significando Obrigação ou Limitação
Placa de Regulamentação - Obrigação ou Limitação

Lista com todas as placas de regulamentação
Todas as placas de Regulamentação






Comentários

Postagens mais visitadas do blog

Vídeo intimo da assessora Denise Leitão Rocha

Um dos assuntos mais falados do momento em todos as mídias sociais, é o suposto vazamento do vídeo que mostra cenas de sexo entre a assessora parlamentar Denise Leitão Rocha e que nos últimos dias caiu na net. Apelidada de "furacão da CPI do caso Cachoeira", ficou ainda mais famosa, já que em meados de maio.2012, uma revista de grande expressão informava que ela teve um caso com o ex-jogador, e atual deputado federal Romário. Juntando as informações disponíveis no  Portal da Transparência, no Diário Oficial e em seu ato de nomeação, é possível concluir que ela foi nomeada para o cargo de assistente parlamentar - AP03, com salário nominal de R$ 4084,29 por indicação do Sen. Ciro Nogueira, em 15.02.2011. Por estar no regime especial de frequência, ela não é obrigada a bater ponto. Em férias ela é tema proibido entre seus colegas, segundo os quais ela praticamente não parava no gabinete e nenhum deles sabia informar quais eram as funções dela no Parlamento.  O ví

Namoro entre Zeca Camargo e Rai - Boato de romance é tabu na Globo

Não é só o vídeo da Denise Leitão Rocha que está dando o que falar. Outro assunto que está pegando fogo no dia de hoje é o suposto romance entre o apresentador Zeca Camargo, e o ex-jogador de futebol Raí. O que não passava de especulação, ganhou grande repercusão quando o jornalista Léo Dias do Jornal do Dia publicar que a TV Globo enviou mensagem a toda a cúpula da rede - incluindo rádios e jornais - proibindo qualquer menção em que tenha a associação do apresentador Zeca Camargo com o ex-jogador Raí. Já tem algum tempo que o suposto namoro entre eles é veiculado em sites e nas redes sociais. Recentemente o ex-jogador Raí se separou da esposa o que fez os boatos aumentarem ainda mais. A colunista Fabiola Reipert, do portal R7 revelou em seu blog que Zeca Camargo ficou muito irritado com isso pois os dois têm passado por muitas saias justas. Raí - símbolo sexual e ídolo de duas grandes torcidas O ex-jogador São Paulino é um símbolo sexual entre as mulheres, e uma notícia

LOL para pintar e colorir - uma dúzia de imagens pra você se deliciar

As meninas adoram pintar e colorir as LOL.  Aqui tem uma dúzia de imagens pra você se deliciar pintando e colorindo. Instruções para você imprimir sua LOL para pintar e colorir: Clique com o botão direito do mouse, sobre a imagem que você gostou. Escolha: "Abrir imagem em uma nova guia" Vá até a nova guia aberta para ver apenas a tela com a imagem da sua LOL Aperte CTRL+P Divirta-se muito!!!!