Tiros, sangue, gritos de pavor, medo e muita correria: Assim foi a pré-estreia de "Batman o Cavaleiro das Trevas Ressurge" na cidade de Aurora no estado de Colorado nos Estados Unidos. 12 mortos e aproximadamente 59 feridos foi o saldo da atitude da mente doentia de um jovem de 24 anos chamado James Eagen Holmes.
Segundo as informações da polícia, James Holmes entrou no cinema normalmente comprando o ingresso sem levantar nenhum tipo de suspeita. Durante a exibição do filme saiu pela porta de emergência dixando-a entreaberta, pegou as armas, colocou uma máscara contra gases, entrou novamente na sala de cinema - pela porta de emergência e durante uma cena de tiros lançou uma bomba de gás lacrimogênio e no meio da fumaça e começou a disparar tiros para todos os lados. Depois, foi para o estacionamento em direção ao seu carro onde foi preso sem oferecer nenhum tipo de resistência.
Ao ser preso, avisou a polícia de que haviam bombas em sua casa, e realmente a polícia encontrou uma quantidade surpreendente de explosivos e produtos químicos.
Veja o vídeo do Massacre da estréia do Batman
O vídeo abaixo tem 2min 41segs, foi gravado pelo celular de um dos expectadores, e mostra a correria das pessoas completamente desnorteadas e apavoradas com a cena dantesca:
Armas usadas no massacre - Todas compradas legalmente
2 revólveres Glock calibre 40,
1 espingarda Remington 870
1 fuzil Smith & Wesson do tipo AR-15
A espingarda Remington é um dos modelos mais usados nos Estados Unidos, e todas as armas foram compradas legalmente - nos EUA, cada estado tem uma legislação diferente sobre a compra e a posse de armas. Por incrível que pareça para nós brasileiros, nos EUA não existe uma base de dados nacional sobre compra e venda de armas. O FBI é que faz a revisão dos antecedentes criminais de um candidato a comprar uma arma.
Veja fotos das armas usadas no massacre da estréia do Batman:
Smith & Wesson - AR-15 |
Glock 40 |
Remington 870 |
James Holmes, do anonimato total à obcena publicidade mundial.
Ninguém o conhecia, Fantasma on-line e um Quase ningúem - essas são as afirmações sobre o autor do massacre. O vizinho Ben afirma que ninguem conhecia o autor dos disparos, e que raramente ele cumprimentava as pessoas, já segundo o site Mashable.com ele não tinha perfis nas redes sociais, e parecia um alheio ao mundo virtual classificando-o como um fantasma online. Nos registros policiais da cidade, consta apenas uma multa por excesso de velocidade - muito diferente do perfil esperado para o autor de uma chacina deste porte. James nascido em 13.12.1987 era pesquisador de Neurociências, se formou na Universidade da Califórnia em 2010 e participava de um programa de por-graduação, mas segundo informações estaria prestes a abandonar o curso.
Sem nenhum envolvimento político, marcado pela reclusão e pela completa discrição. Todas as declarações sobre ele dão conta de que não tinha amigos ou contatos. Um vizinho da família afirma que quando adolescente era tímido e não interagia com outros adolescentes do bairro onde morava.
Arlene Holmes, confirmou ser mãe de James, e a família declarou: "Estamos processando as informações e agradecemos se as pessoas respeitarem nossa privacidade".
Perfil em Site de sexo
AdultFriendFinder.com, um site para encontrar parceiros sexuais, teve um perfil criado dias antes do ataque - ainda não se confirma se a pessoa que se diz chamar James Holmes no site seja o mesmo. Porém na foto disponível no site, o homem aparece com o cabelo pintado de vermelho mesma cor utilizada pelo autor do crime que no momento de ser preso disse ser o Coringa. No profile do AdultFrindFinder - com o último login realizado três dias antes do massacre - o autor incluiu uma mensagem: "você me visitará na prisão?"
Pegadinha
Muitos dos espectadores que estavam na sala de cinema acabaram pensando que se tratava de uma pegadinha, ou uma ação de publicidade para promover o filme, inclusive alguns continuaram assistindo ao filme após os primeiros disparos e só se deram conta da gravidade do fato quando a platéia inteira começou a gritar e correr.
Proteção para a família de James Holmes
A polícia foi na casa da família de Holmes, em San Diego no estado da Califórnia para garantir a segurança dos parentes. Eles vão permanecer no local enquanto for necessário para garantir a ordem e a paz. Na manhã de ontem o pai de James - Robert Holmes, um engenheiro de computação foi escoltado até o aeroporto onde aparentemente estava indo ao Colorado onde o filho está preso.
A família tem colaborado com a polícia nesse momento delicado, e emitiu nota onde se lê:
"Nossos corações estão com aqueles envolvidos na tragédia e com os familiares das vítimas. Nós pedimos que a imprensa respeite nossa privacidade durante este período difícil. Nossa família está cooperando com as autoridade de San Diego, Califórnia e de Aurora, no Colorado".
Segurança reforçada, Cancelamento da pré-estreia.
Depois da tragédia, vários locais estão reforçando a segurança no dia da estréia, como é o caso das redes de cinema em Manaus. Segundo o gerente de operações da rede de Cinemas Manaus Plaza Shopping, Silvino Cruz, o número de funcionários responsáveis pela segurança no dia da estréia será ampliado, justamente como precaução contra pessoas que possam tentar imitar o atirador do Colorado.
Em Paris, o tapete vermelho - comum nesse tipo de solenidade, foi enrolado, e a máscara que enfeitava a entrada do cinema de Paris foi desmontada. O diretor Christopher NOlan e os atores Christian Bale, Anne Hathaway e Morgan Freeman que estão hospedados no hotel Le Bistrol Paris, cancelaram as entrevistas que estavam programadas.
O estúdio Warner, em comunicado afirma que estão profundamente tristes, e enviaram condolências as famílias atingidas.
Inicialmente se cogitou de adiar a estréia em todo os Estados Unidos, porém na tarde desta sexta-feira a Warner confirmou que seguirá com a estréia normalmente.
No Brasil, o lançamento segue normalmente, mas estréia aprenas em 27 de julho com sessões a meia noite em várias salas. Em SP e RJ, vai ocorrer pré-estréias para convidades na próxima segunda-feira, dia 23.
Comentários
Postar um comentário